quarta-feira, 14 de agosto de 2013


Hoje é meu aniversário e, na tentativa de melhorar penso. Compartilho aqui minhas conclusões e espero saber praticá-las e não apenas escreve-las
Sobre a Humildade
 
 
             A humildade é um dom, uma virtude, não é fruto de nos acharmos “burros”, “incapazes”, “o pior”, o “não profissional”, de nos rebaixarmos enfim; aliás nem temos esse direito (de nos rebaixarmos) pois Deus não nos fez criaturas incapazes ou medíocres e, portanto, ao agirmos assim pecamos.
            Então como refletir sobre o que é humildade? Podemos começar observando as atitudes e ações do próprio Deus, vejamos:
*Ele tudo criou com maestria e perfeição de maneira que os maiores cientistas de nossa história também foram arautos da fé por admitirem que suas descobertas são obra de “Um ser que tudo sabe e tudo pode” (Isaac Newton), entre muitos outros exemplos que podemos encontrar por meio de uma pesquisa rápida;
*Sendo Deus o único ser todo poderoso e criador de potencias as quais ainda não compreendemos e sequer sabemos lidar, Ele também criou seres de extrema sutileza e delicadeza, sendo assim não parece ser grosseiro e pedante.
*Com todo seu poder, Ele se rebaixa até nós (pela eucaristia) já que não podemos nos ascender até Ele, além disso não nos castiga com um raio vindo dos céus quando o ofendemos, mas compreende a nossa miséria, nossa fragilidade, o quanto é difícil pra nós esperar...misericordioso, nos perdoa.
Concluindo
Vamos tomar por exemplo a atitude de Deus:
Ele não desce do céu pra dizer que é o maior, o melhor, o único que tudo pode, mas mostra essas qualidades na beleza, delicadeza e sutileza de sua criação, Ele é agradável; por quê EU não serei?
Ele não desce do céu pra exigir que eu o reconheça como o único que tudo pode; por quê EU que posso tão pouco comparando a Deus, vou querer que os outros me reconheçam, me agradeçam? Aprendemos com Deus então que devemos fazer tudo por amor.
Humildade é dar o melhor de nós (pois Deus não nos fez medíocres), a favor do próximo, por amor e o mesmo se basta. Por quê? Porque Deus age assim, então aprendamos com Ele.